por: Marcela Leone

Darling Coleção Outubro Rosa

Sabia que o movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo? O nome remete à cor do laço usado para simbolizar a luta feminina contra o câncer de mama.

A ação teve início nos Estados Unidos em 1990, e o mês de outubro foi eleito pelo Congresso Americano como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Já no Brasil, a primeira menção aconteceu em 2002, com a iluminação na cor tema do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera.

A lingerie, claro, é uma poderosa ferramenta na luta contra o câncer de mama e no apoio às mulheres que venceram a doença. A Darling, por exemplo, foi uma das empresas pioneiras ao aceitar a missão de desenvolver um sutiã especial para as mulheres mastectomizadas.

Prótese Darling

As peças da marca possuem próteses externas de diferentes texturas para serem encaixadas aos sutiãs.

Lançado em 2014, o sutiã pós-mastectomia nasceu após pedidos via internet, onde mulheres solicitavam às marcas de lingerie brasileiras algum desenvolvimento para quem teve o seio parcialmente ou totalmente removido. 

Outra marca também envolvida na causa é a Ouseuse. A empresa mineira possui o projeto social Amigas do Peito, que existe desde 2007. Nele, um sutiã especial – com abertura lateral para se colocar uma prótese – é doado para mulheres carentes que passaram pela mastectomia. Desde sua criação, o Amigas do Peito já presenteou com mais de 6 mil sutiãs mulheres de todo o país.

Sutiã especial da Ouseuse para mulheres mastectomizadas

Sutiã especial da Ouseuse para mulheres mastectomizadas

A ideia do Outubro Rosa é salientar a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, e incentivar a conscientização e a luta contra a doença.

Fotos: divulgação