Perspectivas do processo da internacionalizão, segundo presidente da 2Rios
por: Marcela Leone
Depois de se fortalecer em âmbito nacional, muitas marcas se preparam para a internacionalização. O processo, porém, assusta. Há muita burocracia, sem contar divergências na legislação ou mesmo em relação às exigências do produto.
Para entender um pouco mais sobre os desafios do mercado externo, o All Lingerie conversou com Matheus Fagundes, presidente da 2Rios.
Matheus Fagundes, presidente da 2Rios
Quando teve início o plano de internacionalização da marca?
As exportações iniciariam em 2003, mas o plano de internacionalização iniciou em 2012 no mercado americano, quando a empresa já tinha maior experiência.
Possuem escritório em outro país? Como funciona a logística?
Sim, atualmente em Miami, onde também temos o estoque para facilitar a logística e entregar mais serviço em um mercado que exige muito das marcas em entrega e pós vendas.
Quais países têm revenda da 2Rios?
Hoje estamos em 5 continentes, mais de 20 países como Chile, Uruguai, Paraguai, EUA, Japão, Austrália, Moçambique, Irlanda, etc.
Como saber se já é hora de dar start ao plano de internacionalização?
É importante avaliar muito bem o modelo de negócio e os diferenciais da empresa para cada mercado. Nem sempre o plano é o mesmo para cada mercado, exige uma boa equipe interna e suporte como tivemos do Texbrasil da ABIT e APEX-Brasil.
E em relação aos tamanhos em outros países, é preciso adaptar as peças?
Sem dúvidas, mesmo na América do Sul temos necessidade de entender melhor a consumidora e fazer ajustes. Alguns mercados exigem esforço ainda maior e até buscar outros fornecedores.
Há exigências maiores em relação ao padrão de qualidade?
Para nós sempre foi importante o fator qualidade, independente do mercado, mas sem dúvidas o nível dos concorrentes no exterior nos fez melhorar também aqui no Brasil. O aprendizado da exportação foi fundamental para evolução nos processos e produtos, buscando sempre diferenciais e mais competitividade sempre.
Foto: divulgação