19 de outubro de 2016
por: Marcela Leone

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É inevitável falar de vestuário de dança e não lembrar da Capézio. A grife se confunde com a história dessa arte e há 40 anos vem conquistando cada vez mais público e expandindo seus negócios por todo o país.

A marca americana foi trazida ao Brasil em 1975 por uma empresa familiar, que comanda até hoje os negócios – atualmente sob direção de Vivian e Luiz Cavalcante – e iniciou suas vendas produzindo sapatilhas de ballet. Ao longo dos anos foi ampliando sua linha de produtos, que atualmente incluem coleções para jazz, sapateado, dança de rua, danças folclóricas, ginástica, natação, pilates, entre outras. Este ano foi criada a linha fitness ampliando o portfólio que abrange em torno de 2000 mil itens para um amplo público-alvo: de crianças à adultos, profissionais à amadores.

O principal objetivo da marca sempre foi promover o desenvolvimento e crescimento da dança no país, acompanhando todas as transformações do mercado e oferecendo ainda a produção sob encomenda para as diferentes áreas.

“O ballet deixou de ser uma modalidade na qual somente quem se interessava em seguir uma carreira profissional praticava. Atualmente, encontramos professores e alunos que buscam nas sapatilhas uma alternativa para o condicionamento físico”, conta Vivian Cavalcante, diretora da Capézio do Brasil. “Esse novo público, incluindo pessoas que começam as aulas já adultas, merecia uma linha que unisse toda a tecnologia e cuidado que as peças exigem para os movimentos com detalhes da moda, que permitem seu uso dentro ou fora do estúdio de dança”.

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Em 2016 a Capézio criou sua primeira linha fitness assinada pela estilista Isis Brichesi, com inspiração no lifestyle de Miami e utilizando muitos tecidos tecnológicos. “As peças foram elaboradas para tirar as roupas fitness das passarelas e academias e ir direto para as ruas. A mulher se sente bem vestida para qualquer atividade e ainda abusa dos mixes com os produtos no seu dia a dia”, afirma Vivian.

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A coleção para o Verão 2017 foi desenvolvida em parceria com a influencer fitness Juju Norremose, que também participou das duas últimas campanhas da marca. As matérias-primas priorizam a qualidade e funcionalidade com artigos que recebem proteção UV+50 como o Amni, Skin fit, e Emana — que absorvem o calor do corpo humano e devolvem raios de infravermelhos estimulando a microcirculação sanguínea e o metabolismo celular. Já o SportivaPro é um tecido que traz uma característica muito importante para quem pratica atividade física: alta compressão que ajuda na circulação e evita a fadiga.

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Os destaques de toda a coleção são as estampas e cores vivas. Para o Verão, as peças (que podem ser encontradas nas lojas à partir de novembro) trazem padronagens gráficas ou que remetem à natureza em tons de turquesa, roxo, amarelo, preto.

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Outras novidades lançadas foram as linhas premium, que ganham por exemplo tutus bordados, pedrarias, collants em tecidos nobres como veludo, renda, tule e sapatilhas diferenciadas que podem vir com cristais. Para o Baby Class, o lançamento é a coleção infantil Miss Chocolat, que de tão linda pode ser usada até nas festinhas. São collants e macacões com estampas ou detalhes com rendas e decotes nas costas. Os tutus são bem armados e ganham recortes diferentes.

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A Capézio ainda mantém parceria com Carlinhos de Jesus e Steven Harper, com o desenvolvimento de produtos específicos para a dança de salão e sapateado que levam o nome destes dois talentosos bailarinos e professores.

O segredo é diversificar o mix de produtos

Com uma fábrica de 12.000 metros quadrados localizada em Osvaldo Cruz (SP), a Capézio mantém 720 funcionários diretos, além das unidades de Salmourão, Inúbia Paulista, São José do Rio Preto e Parapuã, todas em São Paulo. Sua sede principal ainda se mantém na capital paulista com central de vendas e alguns setores produtivos. Atualmente a marca possui 38 lojas, as últimas foram inauguradas na cidade de Brasília e Belo Horizonte, em espaços conceito com foco nos produtos premium. A Capézio ainda está presente em todos os continentes com sede nos EUA, onde há uma central de distribuição e loja própria.

E, qual o segredo para se manter no mercado por tanto tempo? Evoluir e diversificar sempre, acompanhar todas as mudanças do segmento e ficar atento ao mercado, inovando e criando diferentes produtos (como as linhas luxo e fitness) e também se adequando aos novos meios de comunicação com os consumidores, incluindo aí ações nas lojas, Facebook e Instagram — apresentando todas as novidades e parcerias em eventos ou com personalidades.

Por Vanessa de Castro* | Fotos: divulgação