28 de junho de 2016
por: Marcela Leone

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O sleepwear pode não ser o segmento que mais lhe vem à mente quando você pensa em tecnologia têxtil. Porém, a empresa canadense Lusomé passou os últimos anos justamente trabalhando nessa missão.

Após um quarto de século como grande executiva de compras de moda, a fundadora da marca Lara Little teve uma ideia de negócio bem específico: desenvolver uma marca de pijamas especializada em uma questão desconfortável e muitas vezes embaraçosa, a sudorese noturna. Sua inspiração veio da própria irmã, diagnosticada com câncer de mama e que sofria de suor excessivo durante a noite como efeito colateral da quimioterapia.

“Eu já tinha o conhecimento e as conexões da indústria e comecei a pesquisar como muitas mulheres estão sofrendo com isso em silêncio […]. Não é um tópico sexy, falar sobre as noites de suor. As mulheres não estão se gabando sobre isso, mas é tão relevante e nós queremos ajudar a iniciar uma conversa sobre”, afirmou Lara ao porta Refinery29.

Para isso, ela usou um estudo publicado na JAMA Internacional Medicine em 2015 que aponto que a sudorese noturna é tradicionalmente associada à menopausa. A pesquisa descobriu que 80% das mulheres lidam com a questão, que pode também acontecer durante a adolescência, bem como aos 20 ou 30 anos.

Para desenvolver as peças, foram 70 pilotos em tecidos diferentes que tivessem propriedades de respirabilidade e absorção ultra rápida. Com isso, contou com a ajuda de fornecedores de empresas como Nike e Adidas que vendem cerca de 28 milhões de quilos de tecido por ano.

O resultado é uma coleção composta de conjuntos e camisola com toque de algodão e detalhes em renda que custam entre 70 e 80 dólares. A Lusomé chegou às prateleiras em 2014 e hoje já são mais de 80 revendedoras, entre lojas de lingerie, e-commerces e boutiques.

Em plena expansão, o próximo passo é uma linha também dedicada à sudorese noturna para o público masculino, além de roupas de cama, lingerie e uma coleção fitness.

Foto: reprodução

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